Atletas BEone
Duda Yankovich
Invicta / Cliente desde Dezembro/2012

Duda Yankovich, nome artístico de Dušica Janković, nascida em Jagodina, na Sérvia, no dia 27 de setembro de 1976, é uma lutadora sérvia radicada no Brasil desde o ano 1999. Iniciou sua fama mundial como boxeadora, conquistando o título de campeã mundial de boxe pela WIBA - Women's International Boxing Association.

Envolvida com Artes marciais desde os 11 anos de idade, o karatê Shotokan. Foi a faixa-preta mais jovem da Sérvia, antiga Iugoslávia. Em 1994 disputou o Campeonato Europeu em Praga, obtendo a medalha de prata. Neste mesmo ano ganharia a medalha de bronze no Campeonato Mundial juvenil em Zakopane, Polônia. Passou a praticar Kickboxing tornando-se campeã sérvia de 1996 a 1999 e campeã dos balcãs em 1998 e 1999.

Lutou no Brasil em janeiro de 1998 e mudou-se para o país no ano seguinte em virtude da Guerra Civil Iugoslava, tornando-se campeã de kickboxing de 2001 a 2003.

A partir de 2002 ela passou a se envolver com boxe amador treinando por quatro meses com a equipe do ex-campeão mundial Acelino Freitas. Em 2005 representou o Brasil no primeiro campeonato panamericano de boxe feminino amador na Argentina, obtendo o terceiro lugar. Após o evento profissionalizou-se vencendo em São Paulo a argentina Guilhermina Fernandez por nocaute.

Duas vitórias em território internacional bastaram para Duda disputar o título mundial da categoria superleves da Women's International Boxing Association - WIBA, com uma vitória por decisão unânime dos árbitros contra a veterana colombiana, Darys Pardo.

Depois de mais dois combates internacionais vencidos, foi confirmada a disputa para o título mundial da WIBA, na categoria de superleves. Duda venceu esta disputa de título mundial com decisão unânime dos árbitros.


Após o título mundial conquistado em novembro de 2006, Duda faz sua primeira luta pela defesa do Título Mundial em 17 de março de 2007 contra a americana Belinda Laracuente, vencendo por pontos mais um desafio que durou 10 assaltos. Logo após venceu a colombiana Paola Rojas em São Paulo e em seguida venceu a também colombiana Liliana Palmera em Campo Grande - MS. Em abril de 2008 cedeu uma revanche a Darys Pardo e novamente venceu a colombiana.

Em 05 de julho de 2009, Duda Yankovich lutou com a norte-americana e campeã mudial WIBA Holly Holm (uma categoria acima do seu peso) e sofreu sua 1ª derrota pela interrupção do combate pelos médicos do evento, realizado Albuquerque, Estados Unidos.

Em 29 de maio de 2010, após quase um ano afastada dos ringues devido a lesão sofrida na última luta realizada nos Estados Unidos, Duda Yankovich acabou perdendo seu título de campeã mundial para Esther Phiri em Lusaka, Zambia, em uma derrota por pontos em decisão unânime dos árbitros.

Em 29 de abril de 2011, Duda Yankovich tentou o título mundial WBC acabou perdendo a luta para Anne Sophie Mathis em Paris, França, em uma derrota por TKO.

Duda Yankovich tenta agora a carreira como lutadora de MMA. Foi convidada a treinar na Team Nogueira pelos irmãos gêmeos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Ela é preparada fisicamente pelo preparador físico e fisiologista Claudio Pavanelli desde o início de janeiro de 2013.

Fonte: Wikipédia