Artes Marciais Mistas (MMA) 21/10/2011
Condicionamento Físico: Do Início ao Alto Rendimento

Claudio Pavanelli

O desafio em aprimorar o funcionamento do corpo humano para um melhor rendimento é fascinante para qualquer profissional. Um convite feito para colaborar na preparação física de um atleta de alto nível, após um longo tempo afastado (18 meses) devido três cirurgias, que poderiam comprometer seu futuro esportivo, aumenta ainda mais o desafio. Todas as dificuldades encontradas neste contexto não se tornam relevantes quando o principal envolvido tem uma força interior que podemos chamar de determinação ou o simples “querer”. Este é um exemplo bastante familiar que podemos aproveitar para entender como o ser humano encontra formas de se aprimorar e desenvolver a performance humana.

A performance humana deve ser entendida no funcionamento do corpo humano. Desde um sedentário buscando a melhora do condicionamento físico para saúde e prevenção de doenças como um atleta na busca incessante da melhor forma. A eficiência dos programas de condicionamento físico está diretamente relacionada com os estudos da ciência do esporte e da atividade física para uma melhor execução dos exercícios.

Os benefícios promovidos pela pratica regular de atividade física dependem diretamente de uma relação entre o treinamento e uma adequada recuperação entre as sessões. A necessidade deste equilíbrio faz com que o exercício físico possa ser comparado ao um remédio – que depende de sua dose para ser eficaz ou não.

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose ingerida, exatamente como a intensidade inadequada de exercício físico. Pode ser ineficiente por ser leve demais ou de baixa intensidade. Porém, com intensidades acima do qual o praticante encontra-se capaz para o momento do treinamento, pode aumentar a probabilidade de lesões ou algum problema de saúde.

A recuperação adequada entre as sessões de treinamento envolve sono, alimentação e tem relação direta com a duração e a intensidade de cada sessão realizada. Neste caso, devemos lembrar que em qualquer atividade durante o dia deve ser levado em conta um programa adequado, ficando claro que o resultado final (melhora do condicionamento físico) não é alcançado com incansáveis sessões de treinamento, mas sim com um programa adequado às necessidades individuais de cada praticante.

Buscarei trazer neste blog informações para entendermos melhor a relação da atividade física somada à alimentação adequada, sono e descanso com qualidade, visando sempre a melhora da saúde. Seja do atleta de alto nível para melhora de sua performance esportiva ou para um sedentário na melhora de sua performance humana.