Artes Marciais Mistas (MMA) 29/12/2011
Organização e planejamento dos treinamentos

Claudio Pavanelli

Normalmente nesta fase do ano todos aproveitam para refletir sobre o que foi feito e conquistado e planejam o ano que chega. Quando pensamos no planejamento e organização de uma preparação física é exatamente desta forma, denominando tecnicamente como periodização.

Cada fase do treinamento depende diretamente da assimilação da carga de treinamento da fase anterior e o respeito ao aumento gradual da carga do treinamento é responsável pela melhora do nível de condicionamento físico com segurança e eficácia.

O respeito ao período de férias e descanso deve ser realizado da mesma forma e seriedade com que acontecem os treinamentos mais intensos. É importante para o organismo se restabelecer e estar bem recuperado para a nova temporada, que irá apresentar novos desafios, novas exigências e, é claro, mais treinamentos e competições (no caso dos os atletas).

Na periodização para atletas de alto rendimento nem sempre são respeitadas as datas convencionais para o período de férias e descanso. É o caso dos atletas com competições agendadas para o início do ano, como, por exemplo, o UFC 142, com data marcada para a primeira quinzena de janeiro.

De uma forma geral, devem-se conter os seguintes períodos abaixo:
- Férias;
- Pré-temporada (período de treinamentos de base para inicio dos trabalhos e preparação do organismo para uma fase mais intensa de exercícios);
- Específico ou Pré-Competição (maior intensidade e movimentos mais específicos para cada modalidade);
- Competição (período com mais intensidade e algumas características específicas);
A nomenclatura utilizada por cada profissional ou praticante pode variar, mas o contexto pouco é alterado.

Esta forma de organização por um período mais longo (um ano entre uma luta e outra ou intervalos maiores) pode ser chamada de macrociclo, que é composto por períodos menores, os mesociclos. A atenção e o monitoramento da carga de trabalho devem acontecer em períodos mais curtos, como semanas ou dias, e são denominadosmicrociclos. O mesmo deve acontecer também nas sessões do treinamento.

A organização TÉCNICA realizada pelos profissionais envolvidos diretamente na preparação física depende diretamente da organização que o atleta ou praticante tem no seu dia a dia e na vida particular, ou seja, o desempenho e a performance esportiva tem relação direta com a organização de sua vida diária e problemas pessoais.

Esta forma de planejamento (periodização) tem como principal objetivo promover a evolução contínua no nível de condicionamento físico de forma harmônica, equilibrando as valências físicas conforme a individualidade de cada praticante, para que seja alcançado o ápice da performance exatamente no período da competição.

Vamos nos organizar e nos planejar para um 2012 mais eficiente, com mais vitórias e conquistas na vida pessoal e profissional.