Artes Marciais Mistas (MMA) 21/11/2011
Relação entre treinamento e melhora da performance

Claudio Pavanelli

A preparação física é uma das primeiras preocupações de um atleta para ter um bom rendimento e desempenho em uma competição ou até mesmo durante os treinamentos. Para que a evolução do condicionamento físico seja algo evolutivo e crescente, devemos nos lembrar de algunspontos básicos, mas que na maioria das vezes acabamos esquecendo no dia-dia.

O primeiro deles é a relação entre o estímulo, recuperação e a melhora da aptidão física. O estímulo é a solicitação ou exigência que o corpo sofre para realizar qualquer movimento em uma intensidade acima da sua capacidade habitual, portanto, qualquer treinamento, seja físico, técnico ou tático, estará exigindo do organismo.

A organização entre os treinamentos e o respeito ao descanso entre as sessões detrabalho físico muitas vezes é o segredo entre a melhora do condicionamento físico ou não, podendo ser inclusive um desencadeador de aparecimento de lesões.

Portanto, podemos facilmente visualizar a importância de se obter um balanço entre a intensidade e volume do treinamento com uma ligação direta com o período e qualidade do descanso entre as sessões deexercícios. Isto sem falarmos de um outro ponto importante que qualifica e colabora na qualidade do treinamento e de sua recuperação e é tratado em uma outra coluna deste blog, a “Nutrição”.

A relação entre o volume e a intensidade do treinamento, seja ele físico, técnico ou com objetivos táticos, chama-se sobrecarga e é um dos princípios mais importantes para quem trabalha e se preocupa com preparação física.

Uma tarefa difícil é conseguir convencer atletas altamente treinados e capazes de suportar fadiga e dor, de que o descanso também é importante e faz com que o organismo se recupere após cada treinamento.

Muitos têm o pensamento de que quanto mais exercícios melhor, mas não é assim que se atinge resultados com qualidade.Devemos planejar o treinamento de forma criteriosa entre as intensidades de trabalho dia-dia para que a evolução do condicionamento físico seja constante e o ápice do condicionamento físico seja atingido exatamente no período da competição.