Parcerias 27/08/2010
BEone oferece avaliações físicas a empresas do ramo de futebol profissional

Juan Reol , de São Paulo (SP)

A BEone- Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana ofereceu à empresa Energy Sports – do ramo de futebol – uma série de avaliações físicas ao atleta Josué Uilian de Oliveira, conhecido como Gauchinho (foto). Os exames foram realizados na quinta-feira (26), às 11 horas, pelo preparador físico Fernando Ferreira e duraram cerca de uma hora. Os resultados foram enviados em seguida ao fisiologista Claudio Pavanelli – diretor da clínica e integrante da comissão técnica do Atlético-MG. Foram utilizados equipamentos de última geração no processo, padrão utilizado apenas em poucos clubes estruturados do Brasil. O mesmo se diz dos exames, realizados somente por profissionais gabaritados em atletas de poucos times de futebol.

Os resultados dos exames físicos de Gauchinho apontam desequilíbrio muscular, já que o músculo posterior da coxa esquerda do atacante difere muito do direito. Segundo Pavanelli, o fortalecimento dos músculos anteriores e principalmente do posterior esquerdo irá melhorar sua performance e diminuir riscos de lesões graves.

“Indicamos aos diretores da Energy Sports que o atleta deve realizar um trabalho específico para melhora de força muscular. Exercícios que devem ser feitos como complemento de treinamento e também de prevenção. As atividades físicas deverão aumentar a força de membros inferiores - anterior da coxa. Isso devido a estarem com valores abaixo do ideal em relação à exigência e resultados encontrados nos músculos posteriores”.

Claudio Pavanelli explicou também que os valores de desequilíbrio encontrados sugerem atenção para um desenvolvimento harmônico de velocidade, força e potência dos membros inferiores para melhora da performance, mas principalmente para diminuir a probabilidade de lesões.

“A especificidade do futebol moderno exige a união do conhecimento com a tecnologia em prol do desenvolvimento harmônico das valências físicas exigidas no desporto. Isso diminui o risco de lesões e possibilita o aparecimento do gênio, o que podemos chamar de talento”, avalia o fisiologista com toda experiência que tem em clubes de futebol.


O fisiologista Fernando Ferreira comandou as avaliações no atleta Gauchinho
(crédito da foto: Juan Reol) 

A análise que a BEone faz ao oferecer este tipo de serviço a Energy Sports é que, a partir do ponto em que empresas do ramo do futebol lucram com negociação de jogadores, quanto mais o atleta se destacar em campo, melhor será para quem faz sua gestão de carreira. Ou seja, maior freqüência em partidas, bom desempenho nos jogos e visível condição saudável a quem assiste, mais interesse este jogador despertará em um possível clube brasileiro ou estrangeiro.

A BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana oferece todos os programas de condicionamento físico com planejamento de acordo com o nível individual de cada praticante, seus objetivos e necessidades. A idealização da carga de trabalho depende de um diagnóstico preciso (avaliação da aptidão física).

A evolução do aluno é monitorada periodicamente, da mesma forma que são realizadas reavaliações determinadas pelos profissionais BEone. Há ainda programas específicos de Atividade Física Preventiva Cardiológica primária e secundária.

Álbum de Imagens