Futebol 17/02/2011
Claudio Pavanelli comemora primeiro mês de trabalho no Flamengo

Juan Reol , do Rio de Janeiro (RJ)

Claudio Pavanelli (foto) foi contratado pelo Flamengo-RJ na metade do mês de janeiro de 2011. Cerca de 30 dias após sua chegada ao Rubro Negro, o fisiologista comemora o bom andamento do trabalho. Sua apresentação aos integrantes da comissão técnica aconteceu no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, na Barra, no Rio de Janeiro (RJ). O diretor da BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana chegou ao clube carioca após indicações do técnico Vanderlei Luxemburgo e do preparador físico Antônio Mello, além do aval do chefe do departamento médico, José Luiz Runco.

Desligado do Atlético-MG no dia 30 de dezembro de 2010 após decisão da diretoria, Pavanelli tem sua primeira experiência em um clube do Rio de Janeiro (RJ). Desde 1997 trabalhando no futebol brasileiro, o fisiologista integrou comissões técnicas em times dos estados de São Paulo – Corinthians-SP (1997), Santos FC-SP (2002-2007/2009) e Palmeiras-SP (2008-2009) – e Minas Gerais – Atlético-MG (2010).


Claudio Pavanelli ao lado do meia Ronaldinho Gaúcho e do preparador físico Antônio Mello
(crédito da foto: Juan Reol)

O novo integrante da comissão técnica do Flamengo-RJ é Formado em Educação Física na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com pós graduação em Treinamento Desportivo também na FMU. É especializado em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária (INCOR) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Claudio Pavanelli é do American College of Sports Medicine desde 1995.