Bellator 62 22/03/2012
Claudio Pavanelli conclui período de preparação física de Patricky Pitbull

Juan Reol , do Rio de Janeiro (RJ)

A BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana concluiu o período de treinamentos do lutador Patricky Pitbull visando a luta contra o americano Lloyd Woodard válida pelas quartas de final dos leves (até 70kg) no Bellator 62, que acontece na sexta-feira (23), às 18 horas (horário local), na Laredo Energy Arena, em Laredo (Texas), no Estados Unidos. O fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli foi o responsável pelos treinamentos do peso-leve com participação do auxiliar de preparação física, Rodrigo Babi. Os exercícios foram realizados na sede da Tem Nogueira – dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro -, no Rio de Janeiro (RJ).

Claudio Pavanelli deu sequência na preparação física iniciada com Patricky Pitbull em outubro de 2011, quando passou a trabalhar com o lutador de MMA e o preparou para o Bellator 59, que aconteceu em novembro. Na ocasião, Pitbull nocauteou o americano Kurt Pellegrino ainda no 1º round.


Auxiliar de preparação física Rodrigo Babi, lutador
Patricky Pitbull e fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli

“A preparação para o Bellator 62 é uma continuação do que foi realizado em outubro e novembro do ano passado. Da mesma forma que o atleta evoluiu tecnicamente, o trabalho físico com ele também evoluiu. Com as condições cardiovasculares mais desenvolvidas, pudemos intensificar os trabalhos de velocidade, agilidade e potência”, analisou Pavanelli, que também é responsável pela preparação da lenda das artes marciais mistas, Rodrigo “Minotauro” Nogueira.

Sobre os exercícios aplicados em Patricky Pitbull visando a luta contra o americano Lloyd “Cupcake” Woodard, Pavanelli explicou o programa elaborado especialmente para lutadores, denominado Circuito de Preparação Física Específico para MMA. “Elaboramos agora na fase final dos trabalhos com o Patricky um treinamento específico que envolve todas as exigências e as valências físicas de uma luta. Ou seja, aplicamos isometria, agilidade, velocidade, força e potência em um circuito e com uma duração bastante parecida com um evento de MMA. Isto será importante para o desenvolvimento e qualificação da preparação neste período final antes da luta”, explicou.

Claudio Pavanelli disse ainda que tal circuito só pôde ser aplicado em Pitbull porque ele já vinha de uma sequência forte de trabalhos, iniciada no ano passado. Destacou também que o exercício tem a duração de cinco minutos e é aplicado três vezes, com tempo de recuperação semelhante ao intervalo entre rounds de uma luta oficial.

A BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana volta a disponibilizar em sua conta exclusiva no Youtube um vídeo com os melhores momentos dos treinamentos aplicados em Patricky Pitbull. Além das imagens dos treinos, estão disponíveis também entrevistas com o preparador físico Claudio Pavanelli e com o lutador do Bellator.


Patricky Pitbull demonstra fisicamente que está preparado para o Bellator 62
(crédito da foto: Juan Reol)

Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem experiência como preparador físico. No currículo ele possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

É o preparador físico de Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde a preparação para o UFC 134, que aconteceu no Rio de Janeiro (RS) em agosto de 2011. Esteve com ele na preparação para o UFC 140 e agora em sua recuperação após a fratura no braço, que ocorrida no Canadá. Trabalha também com os lutadores de MMA Patrício Pitbull e Rodrigo Ratinho – que lutam no Bellator -, Vitor Miranda e Rony Jason.

Pavanelli é Formado em Educação Física na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), com pós graduação em Treinamento Desportivo também na FMU. É especializado em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária (INCOR) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Claudio Pavanelli é do American College of Sports Medicine desde 1995.