Bitetti Combat 14 10/03/2013
Duda Yankovich finaliza adversária e conquista primeira vitória como atleta de MMA

Juan Reol , do Rio de Janeiro (RJ)

A campeã mundial de boxe Duda Yankovich venceu seu primeiro desafio como atleta de MMA. Ela finalizou a oponente Daniela Patrícia na metade do segundo round da principal luta do card preliminar do Bitetti Combat 14, que foi disputado na noite de sábado (9), no Hebraica Clube, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ). A lutadora, profissional de boxe, treina artes marciais na Team Nogueira e há dois meses passou a ser preparada fisicamente pelo fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli, diretor da BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana.

Duda Yankovich acerta golpe certeiro em Daniela Patrícia durante o Bitetti Combat 14
(crédito da foto: Juan Reol) 

A sérvia treina na Team Nogueira com o mestre de jiu-jítsu Everaldo Penco e em sua vitória no Bitetti Combat 14 mostrou que está afiadíssima na arte marcial. Não só pela bela finalização, mas também pelas ótimas defesas aplicadas por Daniela Patrícia, principalmente nas investidas em derrubar Duda. Especialista em boxe, ela aplicou bons golpes, que atordoaram a adversária.

Com o excelente golpe aplicado por Duda Yankovich, uma americana, Daniela Patrícia acabou tendo seu braço quebrado. A adversária não bateu após estar completamente dominada e a sérvia, com o golpe bem encaixado, infelizmente forçou até o rompimento do membro superior. Ao término da luta, ambas conversaram e entenderam que o fato foi resultado de uma excelente luta.
A Atleta da Team Nogueira comemora sua primeira vitória como lutadora de MMA
(crédito da foto: Juan Reol) 

O fisiologista e preparador físico da atleta, Claudio Pavanelli, analisou o confronto do ponto de vista de sua área. O bom desempenho físico da atleta que, no intervalo entre os rounds estava inteira enquanto sua adversária demonstrava cansaço físico considerável, o fez comemorar a evolução do condicionamento físico da lutadora. “Ela é uma aluna muito dedicada nos treinamentos. O desempenho físico dela na luta do Bitetti demonstrou que ela avançou muito no aspecto físico. Mas podemos ir muito mais longe que isso”, explicou.

Pavanelli disse ainda que foi muito importante a vitória com golpe de jiu-jítsu, o que motiva Duda Yankovich a querer muito mais. “Foi uma vitória muito importante para ela. Ela treina com feras do esporte como o Everaldo Penco e mostrou que está evoluindo. Aplico trabalhos físico durante os treinamentos para ela conseguir da melhor forma trabalhar tudo que aprende na Team Nogueira. E vou continuar com esse trabalho”, finalizou.

Duda Yankovich ao lado do preparador físico e fisiologista Claudio Pavanelli após a vitória
(crédito da foto: Juan Reol) 

Em seu primeiro desafio como atleta de MMA, Duda Yankovich foi finalizada, ainda no primeiro round, pela lutadora Jéssica Andrade. A oponente lhe aplicou uma guilhotina e a finalizou em luta válida pelo Bitetti Combat 12. Sua apresentação no evento de sábado (9), com uma belíssima finalização, a coloca em um patamar bem favorável dentro do esporte, demonstrando que a atleta da Team Nogueira e BEone tem muito ainda a mostrar dentro da categoria.