UFC 153 13/10/2012
Fábio Maldonado afirma estar na melhor forma física de todos os tempos para UFC Rio III

Juan Reol , de Santos (SP)

Fábio Maldonado é um dos representantes da BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana no UFC 153, apelidado de UFC Rio III, ao lado de Rodrigo “Minotauro” Nogueira, Rony Jason e Renée Forte. O meio-pesado enfrenta o também brasileiro Glover Teixeira na terceira luta principal da noite. O evento sediado no Rio de Janeiro (RJ) tem início às 20 horas com o card preliminar – o card principal está previsto para iniciar às 23 horas –, no HSBC Arena, na Barra. O atleta da Team Nogueira quer recuperar o caminho das vitórias no octógono do Ultimate, já que a última aconteceu em outubro de 2010, quando nocauteou o inglês James McSweeney na edição 120 do evento.

O fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli – que treina Fábio Maldonado desde dezembro de 2011 – afirma que o especialista em boxe vive seu melhor momento físico. “O Maldonado treinou muito, se dedicou muito ao longo da preparação. Chegou sempre antes do horário, não faltou nem mesmo um minuto de treino. Foi dedicado e por isso hoje está em seu melhor momento fisicamente. Esperamos muito dele na luta do UFC. Está preparado e com certeza dará muito trabalho ao Glover Teixeira”, explicou o diretor da BEone, que também trabalha na comissão técnica da equipe profissional de futebol do Flamengo-RJ.

Maldonado após treino na BEone. Assista ao vídeo de apresentação da academia da BEone!!

Durante a entrevista coletiva do UFC Rio III, Maldonado se definiu da seguinte maneira: “Estou na minha melhor forma. O Glover vai lutar com o melhor Maldonado de todos os tempos”, elogiando a si mesmo e também todo o trabalho realizado com os profissionais da BEone Claudio Pavanelli e Rodrigo Babi.

Maldonado disse ainda que o oponente Glover Teixeira é um páreo duro, mas afirmou ser também um lutador difícil de ser batido. “O Glover é tudo isso mesmo. Merece esse tipo de atenção, dá duro e é muito experiente na luta de chão. Ele é duro, mas eu sou duro também. Ele vai lutar contra o melhor Fábio Maldonado possível. Vou deixar muito sangue naquele chão”, iniciou sua análise sobre o duelo.

“Ele é um grande lutador, merece toda atenção, tem muito mais experiência do que eu. Ele só não vai lutar com o Jon Jones porque vou pará-lo antes. O Glover é um grande atleta, merecia estar aqui antes de mim, mas vou para cima”, finalizou Maldonado.

Glover Teixeira e Fábio Maldonado após pesagem oficial do UFC 153, o UFC Rio III

Fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli
Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem vasta experiência como preparador físico. No currículo possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

É o preparador físico de Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde seu retorno aos octógonos, que aconteceu em agosto de 2011 no UFC 134, no Rio de Janeiro (RJ). Trabalha também com Rony Jason (vencedor do TUF Brasil), Fábio Maldonado e Renée Forte (UFC), Patricky Pitbull, Patrício Pitbull, Rodrigo Ratinho e Vinícius “Spartan” Queiróz (Bellator) e com Vitor Miranda.

Pavanelli é Formado em Educação Física na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), com pós graduação em Treinamento Desportivo também na FMU. É especializado em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária (INCOR) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Claudio Pavanelli é do American College of Sports Medicine desde 1995.

Álbum de Imagens