É campeão!!! 28/11/2013
Fisiologista Claudio Pavanelli integrante da comissão técnica do Flamengo campeão da Copa do Brasil 2013

Juan Reol , de Santos (SP)


O Flamengo-RJ venceu o Atlético-PR por 2 a 0 na noite de quarta-feira (27), no Estádio Jornalista Mário Filho (Novo Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ), e conquistou a Copa do Brasil 2013. No jogo de ida, o Mengo empatou em 1 a 1 com o Furacão, em Curitiba (PR). Diretor da BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana, o fisiologista Claudio Pavanelli faz parte da comissão técnica do futebol rubro negro e foi peça importante na equipe ao longo da temporada, principalmente quando o técnico Jayme de Almeida assumiu o cargo. É o segundo título do profissional no clube, já que também participou da campanha vitoriosa do Campeonato Carioca 2011.


O fisiologista Claudio Pavanelli exibe sua medalha de campeão da Copa do Brasil 2013
(Crédito da foto: Arquivo pessoal) 

“Essa conquista foi fruto de confiança e equilíbrio nos trabalhos realizados ao longo da temporada, sempre com o objetivo de ter os atletas bem recuperados entre cada jogo em um ano de calendário longo e desgastante. Cada um dentro da equipe se dedicou muito e fomos agraciados com essa importante conquista que, além do título em si, colocou o Flamengo-RJ na Libertadores de 2014”, explicou Pavanelli.

O fisiologista falou também sobre a diretoria do clube e sobre o técnico Jayme de Almeida. “Sempre tivemos liberdade para trabalhar da maneira que achamos a mais correta. Os dirigentes do Flamengo-RJ nos deram total apoio, o que é importante para um clube chegar a um título. E a chegada do Jayme foi primordial. Ele confiou em todos da comissão técnica e fez questão de contar como nosso apoio. Ele é muito merecedor dessa Copa do Brasil. Todos também estão de parabéns”, finalizou o diretor do Espaço BEone, agradecendo também o apoio de todo o departamento médico do Mengão em nome do Dr. José Luiz Runco.


Atletas, comissão técnica e dirigentes do Flamengo-RJ recebem o troféu de
campeões 
da Copa do Brasil 2013 (Crédito da foto: Fla Imagem)

Claudio Pavanelli chega ao seu oitavo título de expressão dentro do futebol brasileiro. Além da recente Copa do Brasil 2013 e do Campeonato Carioca em 2011 de forma invicta, quando o Rubro Negro venceu as Taças Rio e Guanabara e foi declarado campeão antecipadamente, o fisiologista participou da brilhante campanha do Santos FC-SP no Campeonato Brasileiro de 2002, quando a equipe voltou a ser campeã após 18 anos sem títulos importantes. Foi campeão também com Palmeiras-SP e Atlético-MG. Participou ainda do vice-campeonato da Taça Libertadores da América 2003 com o Peixe.

Sobre Claudio Pavanelli
Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem experiência como preparador físico. No currículo ele possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

Pavanelli ao lado de mais integrantes da comissão técnica do Flamengo-RJ
(Crédito da foto: Arquivo pessoal) 

É o preparador físico da lenda do MMA Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde a preparação para o UFC 134, que aconteceu no Rio de Janeiro (RS) em agosto de 2011. Trabalha também com nomes conhecidos do UFC como Antônio Braga Neto e Santiago Ponzinnibio, entre outros.

Formação Acadêmica
Formação:  Educação Física – Faculdades Metropolitanas Unidas
Pós-graduação : Treinamento Desportivo – Faculdades Metropolitanas Unidas
Especialização: Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária – INCOR / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Mestrado: Fisiologia do Exercício – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina
Membro do "American College of Sports Medicine" – de 1995 até o momento atual.

Experiência Profissional
Fisiologia do Exercício:
Santos FC-SP (1999-2007/2009)
Palmeiras-SP (2008-2009)
Atlético-MG (2010) 
Flamengo-RJ (2011 até o momento atual)

Preparação Física em clubes de futebol:
Corinthians-SP (1997)
Santos FC-SP (2002-2003)

Preparação física:
Alexandre Barros (Motovelocidade) - Preparação Física de 1994 a 2000
Robert Scheidt (Iatismo) - Preparação Física 1996 a 2000
Oscar Galindez (Triatlo) - Preparação Física 2004
Dodo (Futebol) - Preparação Física 2009
Rodrigo Nogueira (Minotauro) - Preparação Física (2011 até o momento atual)

Avaliação Física e Condicionamento Físico:
CEMAFE / Escola Paulista de Medicina (1995-2000)
Companhia Atlética (1993-2002)
Responsável pelo Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF) do Santos FC-SP (2005-2007/2009)
Formação e desenvolvimento da aptidão física dos atleta do Santos FC-SP: Robinho, Diego, Elano, Alex, Neymar, Paulo Henrique Ganso, entre outros (2002-2007/2009)


Claudio Pavanelli ao lado do lateral Léo Moura e dos lutadores de MMA Vitor Miranda, Thiago Jambo, Pezão e Patricky Pitbull na concdntração do Flamengo, na Barra

Títulos no futebol: 
Campeonato Brasileiro 2002/2004 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2006/2007 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2008 (Palmeiras-SP)
Campeonato Mineiro 2010 (Atlético-MG)
Campeonato Carioca 2011 (Flamengo-RJ)
Copa do Brasil 2013 (Flamengo-RJ) 

Álbum de Imagens