Lutador do Bellator 05/10/2012
Peso-pesado Vinícius “Spartan” é novo cliente da BEone

Juan Reol , de Santos (SP)

O lutador peso-pesado Vinícius Queiroz, também conhecido como Spartan, é o mais novo cliente da BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana. O fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli será responsável pelo condicionamento cardiorrespiratório do atleta, que treinará força e resistência de força e de fadiga com o profissional da Team Nogueira, Fábio Gilio. Os primeiros treinos de Spartan na estrutura da BEone no Rio de Janeiro (RJ) aconteceram em agosto de 2012.

Longe dos octógonos há mais de um ano, Vinícius Queiroz retorna ao mundo do MMA na sexta-feira (5), quando faz sua estreia no Bellator contra o americano Mark Holata. “Estou desenvolvendo a base do condicionamento cardiorrespiratório utilizando trabalhos intervalados em vários ergômetros, como o de braço, além dos exercícios com remo e bicicleta. Estes trabalhos, juntamente com os do Fábio Gilio, vão dar harmonia nos movimentos, nas valências físicas para que este atleta tenha um bom desempenho”, explicou Claudio Pavanelli.


Fisiologista Claudio Pavanelli reconhecido como um dos principais preparadores
físicos de atletas de MMA no Brasil (crédito da foto: Juan Reol)

Spartan debutou nas artes marciais mistas em novembro de 2003. Nos sete anos seguintes conseguiu a marca de cinco vitórias e uma derrota, fato que fez a direção do Ultimate Fighting Championship o contratar. Após ser derrotado pelo inglês Rob Broughton no UFC 120, que aconteceu na Inglaterra, foi pego no antidoping e demitido pela maior empresa de MMA do planeta. Seu retorno no Bellator 75, que acontece em Hammond (Indiana), nos Estados Unidos, é visto por especialistas em lutas como sua retomada na carreira. Seu histórico é de sete lutas, com cinco vitórias e duas derrotas (uma por submissão e outra por decisão dos juízes).

Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem vasta experiência como preparador físico. No currículo possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

Spartan treinando duro para sua estreia no Bellator 75, que acontece em outubro de 2012
(crédito da foto: Juan Reol)

É o preparador físico de Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde a preparação para o UFC 134, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) em agosto de 2011. Esteve com ele na preparação para o UFC 140, em sua recuperação após a fratura no braço e o está treinando para o UFC 153, que acontece no dia 12 de outubro, novamente no Rio. Trabalha também com o vencedor do TUF Brasil Rony Jason, Fábio Maldonado e Renée Forte, do UFC, Patricky e Patrício Pitbull e Rodrigo Ratinho – que lutam no Bellator – e com o meio-pesado Vitor Miranda.

Pavanelli é Formado em Educação Física na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), com pós graduação em Treinamento Desportivo também na FMU. É especializado em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária (INCOR) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Claudio Pavanelli é do American College of Sports Medicine desde 1995.

Álbum de Imagens