UFC TUF Brasil 3 Finale: Miocic vs Maldonado 30/05/2014
Preparado fisicamente por Claudio Pavanelli, Vitor Miranda luta para ser campeão do TUF Brasil 3

Juan Reol , de Santos (SP)

Chegou o grande momento da carreira do lutador Vitor Miranda. Finalista entre os pesos pesados do The Ultimate Fighter Brasil 3 com uma belíssima apresentação dentro da casa do reality show, o atleta da Team Nogueira faz uma das lutas principais do UFC TUF Brasil 3 Finale: Miocic VS Maldonado contra Antônio Cara de Sapato, confronto que acontece neste sábado (31), a partir das 19 horas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Além da luta valendo o título de campeão, Vitor almeja também o tão sonhado contrato com o maior promotor de lutas de MMA no mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC). Desde 2012 sendo preparado fisicamente pelo fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli na BEone – Núcleo de Desenvolvimento da Performance Humana, o atleta espera superar o adversário na técnica e também no gás.

Vitor Miranda é preparado fisicamente por Claudio Pavanelli desde 2012
(Crédito da foto: Juan Reol) 

Claudio Pavanelli fala sobre o atual momento de Vitor Miranda: “No aspecto físico ele se encontra em sua melhor forma. Quando trabalhamos com um atleta há mais de uma temporada, conseguimos entender bem suas necessidades e trabalhar onde é preciso. Não fizemos nada além da conta, tudo aconteceu com equilíbrio. Vitor é um lutador determinado e muito profissional. Fato que ajuda muito em seu desenvolvimento físico. Com certeza está pronto para lutar três rounds de cinco minutos sem problemas. Espero um grande desempenho dele na final do TUF”. Desde que o peso pesado passou a treinar no Espaço BEone, em 2012, ele não perdeu nenhuma luta.

“Sem uma preparação física de alto nível a gente se preocupa com o gás e dosagem. Temos que fazer uma estratégia nova porque, por exemplo, se explodir muito cedo, talvez não consiga render até o final do round ou da luta. Então a nossa preparação física visa me colocar em plenas condições de lutar e impor minha estratégia, impor meu jogo a luta toda. Todos os rounds de maneira intensa”, explicou. “Posso fazer a técnica perfeita mas, se estiver cansado, a técnica não sai. A preparação física é muito necessária, muito importante para eu apresentar minha técnica com velocidade e precisão e manter executando em alta intensidade até o final da luta”, finalizou o finalista do TUF Brasil 3, Vitor Miranda.

No Espaço BEone, Vitor Miranda teve acesso, além do conhecimento de Pavanelli, de equipamentos de última geração (Crédito da foto: Juan Reol)

Clique aqui para assistir vídeo com preparaçÃo física de Vitor Miranda!!!

Sobre Claudio Pavanelli
Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem experiência como preparador físico. No currículo ele possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

É o preparador físico da lenda do MMA Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde a preparação para o UFC 134, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) em agosto de 2011. Trabalha também com nomes conhecidos do UFC como Antônio Braga Neto e Santiago Ponzinnibio, entre outros.

Formação Acadêmica
Formação:  Educação Física – Faculdades Metropolitanas Unidas
Pós-graduação : Treinamento Desportivo – Faculdades Metropolitanas Unidas
Especialização: Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária – INCOR / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Mestrado: Fisiologia do Exercício – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina
Membro do "American College of Sports Medicine" – de 1995 até o momento atual.

Experiência Profissional
Fisiologia do Exercício:
Santos FC-SP (1999-2007/2009)
Palmeiras-SP (2008-2009)
Atlético-MG (2010) 
Flamengo-RJ (2011 até o momento atual)

Preparação Física em clubes de futebol:
Corinthians-SP (1997)
Santos FC-SP (2002-2003)

Assim que deixou as gravações do TUF Brasil 3, Vitor retomou treinos com Pavanelli

Preparação física:
Alexandre Barros (Motovelocidade) - Preparação Física de 1994 a 2000
Robert Scheidt (Iatismo) - Preparação Física 1996 a 2000
Oscar Galindez (Triatlo) - Preparação Física 2004
Dodo (Futebol) - Preparação Física 2009
Rodrigo Nogueira (Minotauro) - Preparação Física (2011 até o momento atual)

Avaliação Física e Condicionamento Físico:
CEMAFE / Escola Paulista de Medicina (1995-2000)
Companhia Atlética (1993-2002)
Responsável pelo Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF) do Santos FC-SP (2005-2007/2009)
Formação e desenvolvimento da aptidão física dos atleta do Santos FC-SP: Robinho, Diego, Elano, Alex, Neymar, Paulo Henrique Ganso, entre outros (2002-2007/2009)

Títulos no futebol: 
Campeonato Brasileiro 2002/2004 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2006/2007 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2008 (Palmeiras-SP)
Campeonato Mineiro 2010 (Atlético-MG)
Taça Guanabara 2011 (Flamengo-RJ)
Taça Rio 2011 (Flamengo-RJ)
Campeonato Carioca 2011 (Flamengo-RJ)
Copa do Brasil 2013 (Flamengo-RJ)
Taça Guanabara 2014 (Flamengo-RJ)
Campeonato Carioca 2014 (Flamengo-RJ)


"Vitor Miranda está em seu melhor condicionamento físico", disse Claudio Pavanelli

Clique aqui para assistir vídeo com preparaçÃo física de Vitor Miranda!!!