UFC Fight Night 40 - Nogueira vs Nelson 10/04/2014
Rodrigo Minotauro aposta na preparação física realizada no Espaço BEone contra Roy Nelson

Juan Reol , de Santos (SP)

A espera acabou. Não importa em qual parte do mundo viva o fã de MMA, o que ele quer mesmo é ter a oportunidade de assistir lendas das artes marciais mistas se enfrentando no octógono do Ultimate Fighting Championship. E o momento chegou. O maior nome brasileiro da luta, Antônio Rodrigo Minotauro Nogueira, enfrenta Roy Nelson na tarde de sexta-feira (11), no UFC Fight Night 40 - Nogueira VS Nelson, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Preparado fisicamente na BEone - Núcleo de Desempenho da Performance Humana pelo fisiologista e preparador físico Claudio Pavanelli, o Big Nog está em grande forma para o retorno.

Longe do octógono há cerca de 10 meses, quando foi derrotado por Fabrício Verdum no UFC que marcou a final do The Ultimate Fighter Brasil 2  - e quando sofreu uma lesão no braço -, Minotauro está de volta para enfrentar o “gordinho” Roy Nelson e buscar a 35ª vitória de sua carreira. Ciente das dificultades que terá contra o americano, Big Nog realizou camp de três meses com os principais mestres da Team Nogueira, além da recuperação e preparação física sob a tutela do fisiologista Claudio Pavanelli no Espaço BEone.

Clique na foto para assistir ao vídeo da preparação físico da Rodrigo Minotauro
(Crédito da foto: Juan Reol) 

“Fiz uma preparação muito forte para esta luta. Tive muito apoio de todos os companheiros de treinamentos e isso só serviu para me fortalecer ainda mais para este combate. Quero muito mostrar meu valor e conquistar mais essa vitória. Sei que vou enfrentar um adversário duro, mas estou confiante. Estou bem treinado, esse é um desafio que me motiva bastante”, disse.

Ao lado do Big Nog desde seu retorno aos octógonos, em 2011, Claudio Pavanelli explicou seu principal objetivo na preparação da lenda do MMA mundial para a luta em Abu Dhabi. “Depois de muito tempo com o mesmo atleta, sabemos bem quais são suas deficiências e onde ele está em plenas condições. Por isso, para a luta contra o Roy Nelson, em um ambiente mais seco e quente, e um confronto que pode chegar a cinco rounds de cinco minutos, decidi por um treinamento com ênfase em agilidade e condicionamento cardiorrespiratório”.

Em entrevista já no Mundo Árabe, Rodrigo Minotauro elogiou sua preparação física. “Sempre me cuidei muito e estou preparado para lutar cinco rounds em alto nível. Trabalhei bastante a parte física, fiz uma trabalho muito forte de agilidade. O fato do Roy Nelson nunca ter sido nocauteado ou finalizado dentro do UFC me deu um ânimo extra. Treinei com muito afinco e quero mostrar dentro do octógono o resultado desse trabalho. Respeito bastante meu adversário, mas vocês podem esperar um Minotauro na ponta dos cascos”.

Na manhã de quinta-feira (10), Roy Nelson e Rodrigo Minotauro passaram sem problemas pela pesagem oficial do UFC. Big Nog bateu 107,9kg, enquanto seu oponente, conhecido pela fama de gordinho, pesou 115,8kg. Ambos se respeitaram muito na encarada, deixando a emoção para o octógono.

Minotauro encara Roy Nelson após pesagem oficial do UFC Fight Night Abu Dhabi

Sobre Claudio Pavanelli
Conhecido por seu trabalho nos departamentos de fisiologia de clubes de futebol como Corinthians-SP, Santos FC-SP, Palmeiras-SP, Atlético-MG e atualmente Flamengo-RJ, Claudio Pavanelli tem experiência como preparador físico. No currículo ele possui trabalhos de longos períodos com o piloto de motovelocidade Alexandre Barros e com o iatista medalhista olímpico Robert Scheidt.

É o preparador físico da lenda do MMA Rodrigo”Minotauro” Nogueira desde a preparação para o UFC 134, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) em agosto de 2011. Trabalha também com nomes conhecidos do UFC como Antônio Braga Neto e Santiago Ponzinnibio, entre outros.

Claudio Pavanelli conversa com Rodrigo Minotauro durante aquecimento pré treino
(Crédito da foto: Juan Reol) 

Formação Acadêmica
Formação:  Educação Física – Faculdades Metropolitanas Unidas
Pós-graduação : Treinamento Desportivo – Faculdades Metropolitanas Unidas
Especialização: Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária – INCOR / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Mestrado: Fisiologia do Exercício – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina
Membro do "American College of Sports Medicine" – de 1995 até o momento atual.

Experiência Profissional
Fisiologia do Exercício:
Santos FC-SP (1999-2007/2009)
Palmeiras-SP (2008-2009)
Atlético-MG (2010) 
Flamengo-RJ (2011 até o momento atual)

Preparação Física em clubes de futebol:
Corinthians-SP (1997)
Santos FC-SP (2002-2003)

Preparação física:
Alexandre Barros (Motovelocidade) - Preparação Física de 1994 a 2000
Robert Scheidt (Iatismo) - Preparação Física 1996 a 2000
Oscar Galindez (Triatlo) - Preparação Física 2004
Dodo (Futebol) - Preparação Física 2009
Rodrigo Nogueira (Minotauro) - Preparação Física (2011 até o momento atual)

Avaliação Física e Condicionamento Físico:
CEMAFE / Escola Paulista de Medicina (1995-2000)
Companhia Atlética (1993-2002)
Responsável pelo Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF) do Santos FC-SP (2005-2007/2009)
Formação e desenvolvimento da aptidão física dos atleta do Santos FC-SP: Robinho, Diego, Elano, Alex, Neymar, Paulo Henrique Ganso, entre outros (2002-2007/2009)

Títulos no futebol: 
Campeonato Brasileiro 2002/2004 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2006/2007 (Santos FC-SP)
Campeonato Paulista 2008 (Palmeiras-SP)
Campeonato Mineiro 2010 (Atlético-MG)
Taça Guanabara 2011 (Flamengo-RJ)
Taça Rio 2011 (Flamengo-RJ)
Campeonato Carioca 2011 (Flamengo-RJ)
Copa do Brasil 2013 (Flamengo-RJ)
Taça Guanabara 2014 (Flamengo-RJ)